EMIRADOS ÁRABES UNIDOS LANÇA SERVIÇO DE TÁXIS VOADORES

Trata-se do primeiro serviço de táxi voador do mundo, lançado por este país, que tenciona revolucionar o mercado já no próximo ano (2025) e facilitar a locomoção dos utentes.

Por: Maiomona Paxe

A primeira remessa será disponibilizada na capital Abu Dhabi e conta com a parceria da empresa norte-americana, Archer Aviation, especializada em aeronaves eléctricas de descolagem e aterragem verticais (eVTOL).

Para além de oferecer um nível de segurança comparável ao dos aviões, são 100 vezes mais silenciosos do que helicópteros.

 A iniciativa visa reduzir o tempo de viagem em até 80%, substituindo deslocações de 60 a 90 minutos por trajectos aéreos de apenas 10 a 20 minutos.

Para tal, foi desenvolvido o modelo Midnight, que transportará até quatro passageiros por viagem e em termos económicos, baterá de frente com os transportes terrestres.

O serviço de táxi aéreo funcionará como Uber, onde os passageiros poderão reservar viagens através de um aplicativo. 

Segundo a Pplware, Abu Dhabi oferece condições ideais para a implementação desta tecnologia, tanto pela geografia, com grandes extensões de água que permitem operações seguras, como pelo apoio institucional de entidades, bem como os Aeroportos de Abu Dhabi e a Autoridade Geral de Aviação Civil (GCAA). 

Apesar de Abu Dhabi liderar esta inovação, a regulamentação global ainda representa um grande desafio.

 A China, por exemplo, já realizou testes interurbanos na província de Guangdong e planeia lançar serviços regulares de passageiros em 2026. Entretanto, em Abu Dhabi, planeia-se que até cinco vertiports estejam operacionais já no próximo ano, de acordo Alessandro Borgogna, engenheiro aeroespacial e líder do SAVI Hub da cidade.

Redacção Ponto de Situação

comentário como:

comentário (0)