Crise na Administração Geral Tributária

CASO SETE BILHÕES DE KWANZAS LEVA DETENÇÃO DE MAIS UM FUNCIONÁRIO DA AGT

 

O Serviço de Investigação criminal (SIC), anunciou esta segunda-feira, 3, a detenção de mais um funcionário da Administração Geral Tributária (AGT), por suposto envolvimento no esquema fraudulento de pagamentos por compensação, relativamente ao reembolso do IVA, tendo criado danos ao Estado, avaliado em mais de sete bilhões de kwanzas.

Trata-se de um funcionário, em serviço no Aeroporto Internacional 4 de fevereiro, em Luanda, exercendo as funções de  Técnico Supervisor do Terminal de Carga. O mesmo foi detido no domingo, 2, de acordo mandado de detenção assinado pelo Ministério Público.

O Funcionário deste órgão afecto ao Ministério das Finanças, poderá responder pelos crimes de Acesso Ilegítimo a Sistema de Informação e Devassa através de Sistema de Informação, Falsidade informática, Associação Criminosa e Peculato, conforme outros envolvidos no processo mediático dos sete bilhões de kwanzas.

Até ao momento, estão também privados da liberdade, um empresário e Consultor na Empresa China Huashi Group ( H& S), o Director do IVA, o Administrador para as Direcções do IVA, Planeamento Estratégico e Tecnologias de Informação, o Director de Cadastro e  Arrecadação, o Chefe de Departamento do reembolso do IVA, o Chefe de Departamento de Arrecadação de Receitas e de um Técnico de bases de dados da AGT.

Segundo o SIC, que realiza esta operação em colaboração com a Procuradoria Geral da República (PGR), Serviço de Inteligência e Segurança do Estado (SINSE), Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e outros órgãos de Inteligência do Estado, revela que o trabalho prossegue com o fim de se esclarecer o caso.

 

Redacção Ponto de Situação

comentário como:

comentário (0)