VILA DO GAMEK: ACIDENTE DE VIAÇÃO DEIXA PARCIALMENTE ZONA DA FÁBRICA DE BLOCOS SEM ENERGIA ELÉCTRICA E VEÍCULO DANIFICADO

Um automobilista embateu na madrugada deste sábado, 1, com a Viatura (caminhão) cisterna de água, num quintal e no posto de energia que se encontra na entrada da fábrica de blocos, localizada na Avenida Pedro de Castro Van-Dunem Loy (Vila do Gamek), em Luanda, deixando parcialmente a zona sem energia eléctrica e o veículo danificado.

Logo as primeiras horas, a equipa de reportagem do Ponto de Situação, deslocou-se ao local, de modo a obter mais dados sobre o acidente que envolveu a viatura de marca SCANIA LD-09-56-C.

Os cidadãos não souberam ao certo esclarecer o paradeiro do motorista, nem como o veículo despistou até embater na parede, por cogitarem, que terá acontecido na madrugada.

Falamos com alguns mototaxistas que têm a sua paragem no perímetro. Os mesmos disseram que logo pela manhã, quando chegaram, uns as 6h00, encontraram a viatura naquele estado e sem alguém que pudesse dar informações do acidente.

Pelo que apuramos, não há vestígios de sangue, o que dá maior probabilidade do automobilista estar em vida.

Até as 9h00, algumas peças do veículo estavam desaparecidas, enquanto outras encontravam-se  total e parcialmente danificadas, com maior probabilidade da cisterna ser  dos poucos assessórios a serem recuperados.

Populares, com quem mantivemos contacto, presumem que o motorista terá saído do Golf 2, sentido Vila do Gamek e ao longo do percurso a viatura eventualmente apresentou problemas técnicos.  Outros cidadãos garantem que, a maior possibilidade da causa do acidente seja, a perca dos travões, por isso,  em alta velocidade optou em dirigir-se com o veículo naquela zona, para que danos maiores fossem evitados.

A pesar desta divergência nas hipóteses, muitos populares que se dirigiam ao local do acidente, questionavam-se como o facto ocorreu e sobretudo como eventualmente o motorista conseguiu sair ileso.

“Antes da viatura chegar aqui, ele parece que pulou, se não, morria”, disse um dos cidadãos, a pesar de estar na duvida do paradeiro do motorista.

Os populares declaram que o acidente teria trago consequências maiores, se eventualmente fosse de dia, período em que tem estado os mototaxistas,  passageiros e  vendedores naquele ponto.

Apuramos ainda que tem sido uma rua muito movimentada e dá acesso a várias zonas de Luanda, usado como via alternativa para vários automobilistas e tem sido raro, situações desta natureza ocorrer na entrada da fábrica de blocos.

Fruto do embate num dos posto de energia eléctrica, vários moradores da zona, ficaram privados  deste serviço,  desde a madrugada e esperam que o problema seja resolvido o mais rápido possível, segundo dois habitantes da zona.

Os mesmos acreditam que o acidente seja a razão principal do corte de energia. Ainda é visível um cabo de electricidade no chão.

Com ausência da Polícia e do responsável do veículo, muitos temem, caso não seja retirada a viatura ainda ao longo do dia, o proprietário poderá não aproveitar “nada”, porque pode ocorrer furto dos meios.

ESTATÍSTICAS

Segundo a Direcção  de Transito e Segurança Rodoviária-DTSER, na sexta-feira, 31 de janeiro, foram registadas a nível nacional 21 acidentes, que resultaram em dois mortos e 33 feridos.

Zaire com seis acidentes e cinco feridos, domina as estatísticas da  Direcção  de Transito e Segurança Rodoviária-DTSER.

Luanda continua na lista das províncias com nível elevados de acidentes e desta vez, ocorreram cinco, com igual número de feridos e em um morto.

Por outro lado, o Uige, aparece em terceiro lugar, com um total de dois acidentes de viação, que resultaram em um morto e dois feridos.

Relativamente as causas, maioritariamente refere-se a excesso de velocidade, mau estado técnico e má travessia de peões.

 

 

 

Redacção Ponto de Situação

comentário como:

comentário (0)