QUATRO EFECTIVOS DO SME SUSPEITOS DE ESTAREM ENVOLVIDOS NO ESQUEMA FRAUDULENTO DE EMISSÃO DE PASSAPORTES

  
Quatro afectivos do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), são suspeitos de liderarem o processo de emissão de passaportes de forma fraudulenta, com o suporte de três intermediários.

Dentre os funcionários envolvidos neste alegado esquema, está o Chefe do Centro de Emissão de Passaportes, a Chefe do Posto de Atendimento da Sonangol e duas operadoras do Centro de Emissão de Passaportes.

Para facilitar o processo, contam com uma equipa composta por mais três cidadãos, conhecidos por “Chambeteiros”, que fazem o trabalho de intermediários e no final têm a sua comissão pela tarefa desenvolvida. 

Detidos esta terça-feira, 28, em flagrante pelos efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), no momento em que um dos intermediários “mixeiro” ou “Chambeteiros”, encontrava-se no interior de uma reprografia, em Luanda, a receber 200 mil kwanzas, para proceder a entrega de dois passaportes ordinários, a um cidadão.

 Segundo o Serviço de Investigação Criminal, o documento foi emitido em 48 horas, sem que o solicitante cumprisse com os procedimentos normais, que partem de um agendamento prévio. 

Um dos intermediários conseguiu escapar, mas na sua pasta foi encontrado 12 passaportes ordinários. 

Um outro dado apresentado pelo SIC, na referida reprografia, também conseguiu-se identificar um computador usado para o agendamento online de passaportes, mediante pagamento de 30 mil kwanzas “assim como a digitalização de processos de pedidos de emissão de passaportes”, informou. 

O trabalho do Serviço de Investigação Criminal, conforme fez saber este órgão, resultou na apreensão de 200 mil kwanzas, 12 passaportes, 13 telemóveis, seis CPUs, sete impressoras, dois monitores, um teclado, 33 processos de emissão de passaporte e quatro livros de registo deste documento.

Os efectivos do SME, são acusados de cometerem diversos crimes, com destaque para associação criminosa, recebimento indevido de vantagem e corrupção passiva.

Redacção Ponto de Situação

comentário como:

comentário (0)