DETIDOS EFECTIVOS DO SIC ENVOLVIDOS EM VÁRIOS CRIMES EM LUANDA E ICOLO E BENGO


O Serviço de Investigação Criminal procedeu a detenção de cinco efectivos deste órgão, acusados de estarem ligados a vários crimes, com realce para agressão física, envolvimento no caso "4 milhões" e recepção de dinheiro para libertação de um detido e alegada participação no  desaparecimento de um cidadão, encontrado morto pela família.

Após várias denúncias postas a circular nas Redes Sociais e órgãos de Comunicação Social, o Serviço de Investigação Criminal, divulgou esta quinta-feira, 16, uma nota a esclarecer os casos.

De acordo ao Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa deste órgão, durante os últimos dias, foram detidos cinco afectivos, sendo quatro  colocados no SIC Luanda e um no SIC Icolo e Bengo.

Neste grupo, está dois  efectivos que exercem as funções no município do Kilamba Kiaxi, ligados ao caso " 4 milhões de kwanzas", que terão sido retirados  ilegalmente pelos agentes, da conta bancária de uma cidadã, irmã de um detido,  por via de transferência bancária, após terem acesso ao cartão multicaixa e ao código.

Informações postas a circular e confirmadas pelo SIC, indicam que os mesmos, retiraram os valores e guardaram num cacifo da 36ª  Esquadra , na Urbanização Nova Vida.

De acordo relatos, parte do dinheiro resulta da venda de 10 computadores do Hospital Geral de Luanda,  que um funcionário havia supostamente furtado.

Mediante denúncia da instituição, os agentes conseguiram chegar ao implicado,  procederam a detenção sem mandado de captura, exigiram a devolução do valor. Os procedimentos usados, presumivelmente eram para os efectivos se apropriarem de 4 milhões kwanzas.

O montante, de acordo ao SIC   foi recuperado na íntegra.

AGENTE DO SIC DETIDO POR AGRESSÃO A UM CIDADÃO

Na nota tornada pública esta quinta-feira, 16, o Serviço de Investigação Criminal, deteve um dos seus efectivos, por excesso de zelo  durante  actuação.

O acusado, terá agredido fisicamente um cidadão na via pública, supostamente por fazer parte do grupo  de indivíduos que tentavam roubar uma motorizada.

Agressão provocou  ferimentos graves a vítima.

DESAPARECIMENTO DE UM CIDADÃO

 Adolfo Kalunga, colocado na Esquadra da Vila Flor, é outro integrante do SIC, também detido, suspeito de estar envolvido no  desaparecimento de um cidadão de 45 anos,  identificado por João Matias Soares.

De acordo ao Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC, a vítima terá sido  " retirado de um fábrica de chineses quanto tentava levantar mercadorias com facturas falsas".

Pelo que o Ponto de Situação apurou, após ser levado há 22 de dezembro do ano passado, o cidadão foi encontrado pela família,  sem vida, na vala de Kikuxi, com sinais de espaçamento.

Para além deste efectivo, há relatos da participação nesta acção, de outros indivíduos, em fuga,  cuja investigação prossegue para o esclarecimento do caso, informou o SIC.

EFECTIVO PAGO PARA SOLTAR DETIDO 

Já na província do  Icolo e Bengo, concretamente no município de Calumbo, identificado por  " Ben 10", o efectivo terá recebido  20 mil kwanzas, em  troca da liberdade de um cidadão, detido por alegada posse de arma de fogo.

O facto aconteceu no pretérito sábado, 12,  levando a detenção do efectivo.

"Face a gravidade dos factos em que estão envolvidos, para além do procedimento criminal, foi instaurado o competente processo disciplinar para tomada de medidas que se impõem", esclareceu o SIC.

Este órgão do Ministério do Interior, exorta a população, a denunciar os funcionários deste órgão,  que estejam ligados em actos ilícitos.

Desde o princípio deste mês, são vários os agentes do SIC detidos, cujos casos, foram tornados públicos pelo referido órgão.

 

Redacção Ponto de Situação

comentário como:

comentário (0)