Foto: 1-Liberty Chiyaka 2. Bandeira da República 3.Bandeira do MPLA
UNITA REAFIRMA MUDANÇA DOS SÍMBOLOS NACIONAIS PARA EVITAR SEMELHANÇAS COM OS DO MPLA
O presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka defendeu na quarta-feira 22, alteração da bandeira nacional e demais símbolos, por terem semelhanças com os do MPLA.
A posição de Liberty Chiyaka foi apresentada, na Assembleia Nacional, por achar que vai permitir que a independência, seja sentida por todos os cidadãos.
Olhando para a legislação em vigor, afirmou ser urgente que se realize debates em volta desta questão, para que a bandeira do país e outros símbolos, não se confundam e nem tenham semelhanças gráficas ou estreitas com os de um partido.
O parlamentar, reafirma que as organizações políticas não podem apresentar símbolos que se confundam com as da República, por violação da lei, como acontece actualmente.
Não é a primeira vez que, a UNITA levanta esta preocupação. Em 2015, o antigo Secretário Geral, Victorino Nhany disse que o assunto estaria na agenda desta força política, naquele ano, de modo que se altere o quadro.
Para o político, a existência destes símbolos no país, dificultam a verdadeira reconciliação nacional.
Neste quadro, enquadrou o hino nacional, uma problemática levantada novamente em março de 2020, por Adalberto Costa Júnior, presidente desta força política.
Por ocasião do arranque da nova jornada parlamentar da UNITA, Adalberto Costa Júnior reafirmou que o assunto estaria novamente como prioridade durante o seu mandato.
" Os nossos companheiros (do MPLA), tratam de auto garantir-se vantagens inexistentes em regimes democráticos", acusou o político.
O líder do maior partido da oposição, disse naquela altura que, em Angola tem de haver símbolos que representem a vontade política de todos, caso contrário, vai atrasar a verdadeira unidade nacional.
Redacção Ponto de Situação