DEPUTADO DA UNITA COLOCA VIATURA PROTOCOLAR EM SERVIÇO DE TÁXI PERSONALIZADO E PERDE MANDATO
O deputado Alberto José Catenda, do Grupo Parlamentar da UNITA, perdeu o mandato esta quarta-feira, 22, por ter colocado a viatura protocolar ao serviço de táxi personalizado.
O inquérito levado a cabo pela Assembleia Nacional, ficou provado o destino indevido que o deputado do círculo provincial do Cuanza Norte, deu a viatura.
O automóvel que prestava serviço de aluguer, normalmente era presumivelmente colocado a disposição do solicitante, mediante pagamento diário de 80 mil kwanzas.
O veículo atribuido a Alberto José Catenda, prestava serviço de aluguer a empresa IES Rent-a-Car, o que os deputados reprovaram atitude das duas partes, por celebração de contratos sem requisitos legais.
Esta quarta-feira, 192 deputados votaram a favor da substituição de Alberto José Catenda, da casa das leis, incluindo os membros do grupo parlamentar da UNITA, em que fazia parte.
Na ocasião, a presidente do parlamento, Carolina Cerqueira garantiu que doravante o caminho será o mesmo, de modo a serem responsabilizados os deputados que violarem as normas da Assembleia Nacional, independentemente de quem quer que seja, ou de que partido faça parte.
Em nome do Grupo Parlamentar da UNITA, Joaquim Nafoia disse que os seus colegas, votaram a favor da exclusão do deputado, por não compactuarem com comportamentos que não vão de acordo com os fins para os quais os bens públicos foram disponibilizados pelo Estado.
“A Assembleia Nacional enquanto epicentro da democracia em Angola merece o elevado respeito e consideração, pelo que o deputado, sendo eleito pelo povo, deve adaptar a sua conduta à disciplina, ética e responsabilidade exigidas no exercício da função”, declarou Joaquim Nafoia.
Segundo relatos, existe mais deputados que usam os meios do Estado, para serviços de Rent-a-car e a qualquer momento os seus nomes virão a público, mediante a investigação em curso.
Redacção Ponto de Situação