MOÇAMBICANOS SAEM A RUA EM PROTESTO A TOMADA DE POSSE DE DANIEL CHAPO
O político Daniel Chapo, confirmado como vencedor das últimas eleições, em Moçambique, pelo Conselho Constitucional, vai tomar posse esta quarta-feira, 15, com previsão de protestos em várias províncias do país.
Prosseguem as manifestações convocadas por Venâncio Mondlane, que protesta os resultados das últimas eleições e exige a verdade eleitoral, por considerar ter provas, que terá vencido o último pleito eleitoral.
O político, diz que a vontade popular não foi respeitada pelo Conselho Constitucional, que terá supostamente confirmado a vitória da FRELIMO e de Daniel Chapo, de forma fraudulenta e ignorado as irregularidades verificadas no processo eleitoral.
Desde o ano passado, a população tem respondido em massa, as chamadas do político, para sair a rua ou manter-se em casa, de modo a demonstrar descontentamento dos resultados.
Para esta semana, os protestos foram reforçados, por um lado, para repudiar a tomada de posse dos deputados da FRELIMO e do PODEMOS e por outro lado, de Daniel Chapo, como líder do país.
Para esta quarta-feira, as manifestações prosseguem e chegam informações, de populares que tencionam chegar a Praça da República, para protestar o acto que consideram de não respeitar a vontade da maioria dos eleitores.
Venâncio Mondlane, exorta que haja manifestações pacíficas no país e espera que neste dia, a população erga cartazes com o rosto do candidato presidencial em que votaram.
Num dia em que poderia ser de festa para o povo moçambicano, está a ser marcado com clima de tensão, ausência de vários presidentes na cerimónia de tomada de posse e outros convidados internos e externos.
A pesar da eleição confirmada pelo Conselho Constitucional, Daniel Chapo, enfrenta momentos de contestação e promete governar para garantir o bem-estar da população e devolver o clima de tranquilidade no país.
Redacção Ponto de Situação