SEM DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DEFINITIVOS
VENÂNCIO MONDLANE ANUNCIA TOMADA DE POSSE COMO PRESIDENTE DE MOÇAMBIQUE
O político Venâncio Mondlane, que contesta os resultados das últimas eleições em Moçambique, anunciou esta terça-feira, 10, que vai tomar posse a 15 Janeiro do próximo ano, como quinto presidente eleito pelos moçambicanos, a pesar da Comissão Nacional de Eleições, declarar a FRELIMO como vencedora do pleito eleitoral.
Depois das eleições gerais realizadas em outubro, mantém -se o silêncio do Conselho Constitucional, que continua a trabalhar para a validação dos resultados definitivos.
Cogita-se que antes do final do ano, os moçambicanos terão acesso aos dados do processo eleitoral e saberia definitivamente o vencedor das eleições de outubro.
Venâncio Mondlane que tem liderado os protestos a partir do exterior, promete que na data marcada, será o líder de Moçambique, em substituição de Filipe Nyusi.
Para o candidato presidencial em nome do partido PODEMOS, o evento de tomada de posse será público, pelo que apelou ao povo, no sentido de darem início aos preparativos.
A quarta fase, da quarta etapa das manifestações convocadas por Venâncio Mondlane, termina esta quarta-feira, 11. Mondlene promete o reforço das medidas a partir de segunda-feira, 16.
Enquanto não chega o 15 de janeiro de 2025, o político apela a suspensão dos impostos até 14 do próximo mês, incluindo o encerramento das actividades no sector mineiro até novas ordens.
Os moçambicanos, prosseguem com os protestos a nível nacional, culminando em alguns casos, em detenções, feridos, mortes e confrontos permanente entre manifestantes e as forças da ordem e de defesa.