DEFENSORA DOS POVOS INDÍGENAS
BRASILEIRA VENCE PRÉMIO CAMPEÕES DA TERRA 2024
A brasileira Sonia Guajajara, é uma das vencedoras do prémio Campeões da Terra 2024, atribuído pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), por ser uma das principais defensoras sobre questões ambientais e soluções sustentáveis no seu país.
Reconhecida internacionalmente, em função da denúncias que tem levado a cabo sobre violações de direitos dos povos indígenas no Brasil e a crise ambiental, Sonia Guajajara conquistou na terça-feira, 10, pela primeira vez este troféu.
O prémio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), foi criado em 2005, para homenagear indivíduos e organizações que trabalham com soluções inovadoras e sustentáveis.
Segundo a organização, os campeões desta iniciativa, transformam as economias, inovam, lideram mudanças políticas, lutam contra a injustiça ambiental e defendem os recursos naturais.
CATEGORIAS DO PRÉMIO CAMPEÕES DA TERRA
Liderança política- é atribuída às autoridades do sector público que lideram acções globais ou nacionais para o meio ambiente. Elas moldam o diálogo, lideram compromissos e agem para o bem do planeta.
Inspiração e acção - distinção atribuída aos líderes que tomam iniciativas ousadas para inspirar mudanças positivas com o fim de protegerem o planeta.
Visão empreendedora - são reconhecidos os cidadãos vistos como visionários, que desafiam o status quo para construir um futuro mais limpo.
Ciência e inovação - Para os pioneiros que expandem os limites da tecnologia para benefício ambiental profundo. Eles inventam possibilidades para um mundo mais sustentável.