OMS ALERTA COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE PARA EVITAR DESINFORMAÇÃO SOBRE O NOVO SURTO NA CHINA


O Director Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS),  para a Europa, Hans Kluge apela a necessidade de se apostar numa comunicação eficiente para se evitar a proliferação de informações falsas sobre o actual surto que afecta a China.

Nesta altura, a China enfrenta o período do  inverno, que  tem sido caracterizado por relatos de aumento de infecções respiratórias, incluindo o metapneumovírus humano, Hmpv.

Hans Kluge, Director Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS),  para a Europa, explica que o metapneumovírus humano é um vírus respiratório que apresenta  sintomas leves, como tosse, febre, congestão nasal e respiração ofegante, chegando a causar pneumonia, principalmente em crianças, idosos ou pessoas com comorbidades, isto para os casos mais graves.

O responsável esclarece que o vírus se propaga por intermédio  de gotículas, contacto próximo ou superfícies contaminadas, por isso, alerta para a necessidade das pessoas cumprirem com as orientações das autoridades.

Para a prevenção, tem estado a ser aplicada as mesmas medidas utilizadas na fase da pandemia da Covid-19, como uso de máscaras, lavagem das mãos, distanciamento social e aos cidadãos que estejam doentes são recomendados a permanecerem em casa.

"Trata-se de um vírus comum, que circula no mundo há mais de 60 anos, mas que só foi identificado pelos cientistas no início dos anos 2000, devido à sua lenta taxa de crescimento e sintomas inespecíficos", esclareceu o especialista Hans Kluge, que apela a busca de informações a fontes seguras para se evitar a desinformação.


comentário como:

comentário (0)