Estado anuncia privatização da UNITEL, BFA E STANDAR BANK
2025 TRÊS INSTITUIÇÕES EM ANGOLA PASSAM PARA GESTÃO PRIVADA
O Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro de Angola,Otoniel dos Santos anunciou nos últimos dias, a privatização da UNITEL, BFA e Standard Bank, até ao final do primeiro semestre do próximo ano.
As três instituições que actualmente encontram-se sob tutela do Estado, vão passar para gestão privada mediante a venda das acções em bolsa, cuja data ainda está por se definir.
O Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, garante estarem criadas as condições para avançar com o processo de privatização da UNITEL, pertencente ao sector das telecomunicações, o Banco de Fomento Angola (BFA) e o Standard Bank, ambas instituições do sector financeiro.
“Nós temos em carteira a conclusão do projecto de privatização de empresas via mercado de capitais. Temos ainda no nosso portfólio três grandes activos para privatizar em Bolsa", avançou Otoniel dos Santos.
Sobre a venda destes três activos, o Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro disse ser prematuro avançar o valor, mas promete que no momento oportuno será do domínio público.
No caso específico da UNITEL, a sua nacionalização aconteceu em outubro de 2022, depois do Governo ter assumido duas participações de 25%, da Vidatel e da Geni, empresas ligadas a Isabel dos Santos e ao general Leopoldino do Nascimento Fragoso "Dino".
Actualmente está sob gestão do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) e da Sonangol.