INDÚSTRIA DE AUTOMÓVEIS
CHINA MAIOR MERCADO DO MUNDO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS
Associação de Automóveis de Passageiros e Agência Internacional de Energia, consideram que a China lidera o mercado mundial de venda de veículos eléctricos, atingindo até outubro, a quota de 70 por cento.
Os números de venda de veículos eléctricos de origem chinesa, no mercado internacional tendem aumentar até ao final do ano, pese embora as dificuldades enfrentadas, uma delas com a proibição de comercializar nos Estados Unidos da América.
De acordo os dados, em 2023, cerca de 60 por cento dos novos registos de viaturas elétricas foram produzidas na China, segundo a estatística da Agência Internacional de Energia.
Em 2024, de segundo a Associação de Automóveis de Passageiros da China, no período de janeiro a outubro, as vendas de automóveis a nível mundial atingiram cerca de 14,1 milhões de unidades. Deste número, quase 70 por centro, tiveram lugar neste país asiático.
Num mercado dominado pela China, a União Europeia e os Estados Unidos, procuram superar, mas o quadro tende a manter-se, com o aumento da produção.
A pesar do acréscimo das taxas alfandegárias impostas pelos mercados ocidentais, é visível a expansão da indústria chinesa, com os seus 20 maiores fabricantes do planeta e aplicação de novas políticas por parte do governo chinês, que luta para explorar novos territórios.