PASSAGEIROS DEIXAM DE PAGAR NOS AUTOCARROS PÚBLICOS COM DINHEIRO EM MÃO
- por Redação --
- Friday, 03 Jan, 2025
A partir de 15 de janeiro, gradualmente, o pagamento nos autocarros públicos, deixarão de ser com dinheiro físico, a nível de seis províncias do país.
Com a medida anunciada pela Empresa Nacional de Bilhética Integrada(ENBI), os passageiros vão passar a ter acesso aos autocarros, mediante o uso dos passes Giramais, que são tratados nos diversos pontos de atendimento fixos e móveis desta instituição.
O valor mínimo diário para o carregamento deste passe, passa a ser 600 kwanzas, comparativamente aos 1500 kwanzas inicialmente estabelecido.
Nesta primeira fase, a ENBI , vai aplicar o novo sistema de pagamento, em Luanda, concretamente nas rotas, Avenida Deolinda Rodrigues (Km 30- 1º de Maio), Avenida Fidel de Castro ( Via Fidel de Castro- Vila de Cacuaco-São Paulo e Vila de Cacuaco-Baleizão).
A ENBI anunciou que o mesmo vai acontecer com as províncias de Benguela ( nas rotas Baía Farta-Benguela-Catumbela-Lobito), Huíla ( no trajecto Estátua da Liberdade-Centralidade da Quilengues e Eiwa-mercado do Mugindo), Huambo ( Caála-Huambo), Cabinda ( Chilongo -Pioneiro Zeca e Chilongo -Subantando).
No caso da província de Malanje, as rotas determinadas nesta primeira fase são: mercado da Cartela-mercado da Chaunda e mercado da Catepa-mercado de Cangandala.
O objectivo desta alteração, de acordo a Empresa Nacional de Bilhética Integrada, tem a ver com a necessidade da modernização dos serviços, para oferecer aos utentes, viagens seguras, fáceis e rápidas.
Redacção Ponto de Situação