CYRIL RAMAPHOSA E UMARO SISSOCO PODEM SER ÚNICOS PRESIDENTES NA TOMADA DE POSSE DE DANIEL CHAPO


Os presidentes da África do Sul e da Guiné-Bissau, podem ser os únicos nesta posição,  para testemunhar esta quarta-feira, 15,  a tomada de posse de Daniel Chapo, como quinto presidente de Moçambique.

A Praça da Independência, será o local em que será feita a investidura do novo presidente deste país, a meio de vários protestos que decorrem desde outubro do ano passado.

Dos vários presidentes de países africanos e europeus convidados para a cerimónia a ser conduzida pelo Conselho Constitucional, até ao momento, somente Cyril Ramaphosa,  da África do Sul e Umaro Sissoco, da Guiné-Bissau terão eventualmente confirmado presença.

Por outro lado, há informações postas a circular, segundo as quais, o líder da África do Sul, também poderá indicar alguém do seu governo, para que esteja na investidura.

"Convidámos os chefes de Estado das comunidades de Desenvolvimento da África Austral e dos Países de Língua Portuguesa. Destes, foram recebidas confirmações de dois", segundo a  vice-presidente da Comissão Interministerial para Grandes Eventos, Eldevina Materula. 

Neste evento, o presidente de Angola, João Lourenço confirmou a sua ausência, ao indicar o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Adão de Almeida.Para o mesmo dia, João Lourenço, cumprirá uma viagem de trabalho a França.

Já no caso da  Tanzânia, Maláui e Quénia, os líderes destes países,  estarão  representados pelos seus auxiliares.

Outra ausência marcante, é do presidente do Ruanda, que até então, era cogitado como um dos poucos que estaria presente, mas pelo que apuramos, estará em seu lugar o  primeiro ministro.

Por parte de Portugal,  o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Paulo Rangel, vai testemunhar o certame.

Por parte de Cabo Verde, também chegam informações, que o presidente estará ausente e até ao momento, não se sabe quem estará na cerimónia.

Redacção Ponto de Situação

comentário como:

comentário (0)