CASO EM TRIBUNAL
INTERNACIONAL ARGENTINO SUSPENSO POR DOPING APONTA POSSÍVEL CAUSA O XAROPE QUE INGERIU
Papu Gómez, internacional da Argentina, insiste que testou positivo no exame antidoping, devido a uma colher de xarope do filho, que ingeriu na noite anterior, para acalmar a tosse.
O argentino, em novembro de 2022 foi surpreendido nos treinos do Sevilha, semanas antes do arranque da copa do mundo, no Qatar, sendo o escolhido para o exame antidoping, o que veio a testar positivo.
A pesar do jogador ter sido notificado do resultado semanas depois, a suspensão de dois anos surgiu somente em outubro do ano passado.
"Chegou um e-mail para mim dois dias antes da final do mundial (contra a França), dizendo que testei positivo. Numa final da Copa do Mundo, receber uma notícia como essa seria horrível, estava doente, muito mal, com febre, com certeza minha imunidade caiu" revelou o jogador.
Para não desestabilizar o grupo, optou em manter o silêncio.
Posteriormente, justificou que terá testado positivo, eventualmente por ter ingerido um xarope do filho menor, na noite anterior ao exame, para acalmar a tosse, sem que consultasse antes o médico do clube.
«Alguns dias depois houve um teste doping surpresa, o médico perguntou-me se tinha tomado alguma coisa, como de costume. Esqueci-me completamente que tinha tomado o xarope. Se tivesse informado o médico [...], nada teria acontecido porque tinha sido declarado", recordou com arrependimento.
Actualmente com 36 anos, Papu Gómez chegou de recorrer ao tribunal, para ver revertida a situação e aguarda ansiosamente pelo desfecho do processo.
Impedido de jogar numa equipa profissional, procura manter a forma física num clube amador, mas reconhece, caso volte a jogar profissionalmente, haverá quebra de ritmo.
Outrossim, desaba que não tem sido fácil esta nova fase de sua vida, o que por um lado, procura estar mais com a família comparativamente ao passado.