Ponto de Situação
Ponto de Situação
Monday, 13 Jan 2025 23:00 pm
Ponto de Situação

Ponto de Situação


Seis das  18 mortes de cólera no país, aconteceram no bairro Paraíso, em Cacuaco, província de Luanda, ocasião em que o país regista mais 54  casos nas últimas 24 horas.

De acordo ao Ministério da saúde, desde o princípio deste ano, foram contabilizados  224 casos, a nível nacional. Destes números,  94 ocorreram  no bairro Paraíso, em Luanda, com  seis óbitos, seguem-se as  províncias do Bengo (12 casos) e do Icolo e Bengo ( com nove casos e um óbito).

A ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, reconheceu que há a necessidade de se melhorar o  abastecimento de água potável e do saneamento do meio ambiente, a nível do país. A esta tarefa, afirmou que deve começar  nas famílias e  nas diversas  comunidades.

Face aos novos casos de cólera que vão surgindo, Silvia Lutucuta garantiu que há pretensão do governo de se instalar pontos de reidratação oral, onde as famílias com sintomas de cólera podem recorrer, enquanto que para os  casos com gravidade, também vai se instalar  centros de tratamento, com realce para o município de Cacuaco, por registar mais casos até ao momento.

Nos centros em questão, vão ser postas  100 camas, com profissionais disponíveis a tempo integral, para que os doentes evitem percorrer longas distâncias.

"Não queremos óbitos nem na comunidade nem nos hospitais e por essa razão queremos tratar precocemente a doença", acresceu  Sílvia Lutucuta.

O surto da cólera, acontece numa altura em que se famílias em Luanda, encontram dificuldades para ter acesso a água.Chegam relatos, em alguns bairros, os cidadãos estarem a comprar 20 litros de água no valor de 300 a 500 kwanzas. Saiba mais em https://www.pontodesituacao.ao/Sociedade/details/391/NO-CATINTON-LITROS-DE-GUA-CHEGA-A-CUSTAR-KWANZAS

SAIBA MAIS SOBRE A CÓLERA EM A CÓLERA PODE MATAR EM MENOS DE 24 HORAS: Conheça seus sintomas, transmissão e modo de prevenção