Cinco pessoas morreram nos últimos dias, no bairro Paraíso, município de Cacuaco, em Luanda, com suspeitas de cólera, dentre os quais quatro membros da mesma família.
A informação avançada pelo Ministério da Saúde, esta terça-feira, 7, confirma o registo de 25 pessoas com sintomas similares a esta doença.
Deste número, segundo informações, morreram cinco pessoas, dentre eles quatro cidadãos fazem parte da mesma família, nomeadamente, pai, mãe, filho e neto, o que deixa em alerta as autoridades.
O Ministério da Saúde, no comunicado tornado público esta terça-feira, deu a conhecer que levou a cabo várias acções para que a doença não se propague, com realce para a desinfecção e rastreamento de contactos e investigação epidemiológica e laboratorial para a confirmação dos casos suspeitos.
Por outro lado, a instituição apela a população em geral, com realce para os residentes no bairro Paraíso, no sentido de reforçar a lavagem das mãos com água e sabão, manter a higiene pessoal e tratar a água para beber.
Outras medidas, estão relacionadas com o cuidado na lavagem das frutas e os legumes, preferencialmente com água tratada ou fervida.
O Ministério da Saúde, exorta aos cidadãos, no sentido de cozinharem devidamente os alimentos, bem como evitar defecar ao ar livre.
Em caso de um familiar ou alguém que apresente sintomas de cólera (vômitos e diarreia aquosa), a recomendação deixada tem a ver com a solicitação urgente dos profissionais da saúde e dar ao doente bastante líquido.
Conforme está acontecer em vários bairros de Luanda, onde a população está com dificuldades em ter acesso a água, em Cacuaco também não foge a regra, o que tem aumentado a preocupação dos cidadãos.