Ponto de Situação
Ponto de Situação
Saturday, 04 Jan 2025 00:00 am
Ponto de Situação

Ponto de Situação

 

Venâncio Mondlane garante que o  Presidente do partido PODEMOS, Albino Forquilha, tem tomados decisões, pronunciamentos e negociações, sem que cumpra o acordo assinado entre as partes e alerta para abster-se de tais práticas que considera de ilegítimas.

O PODEMOS é o partido que suportou a candidatura as eleições presidenciais de Venâncio Mondlene, em outubro de 2024.Passados menos de um mês, desde a divulgação dos resultados definitivos neste país, chegam relatos de problemas internos.

Este sábado, 4, Venâncio Mondlane, afirmou na carta pública que tivemos acesso, cuja veracidade foi confirmada por Dinis Tivane,  membro da Comissão Técnica do processo eleitoral, em nome do PODEMOS  e do político, que tem havido violação dos acordos assinados entre as partes.

Segundo Venâncio Mondlane, o presidente desta força política, Albino Forquilha tem levado a cabo vários pronunciamentos públicos, tem tomado decisões, negociações e chegado acordos, considerados por si, como nulos, por presumivelmente desrespeitar o que tinha sido acordado antes de partirem para as eleições.

"Uma das mais recentes (...), foi a infeliz e, politicamente irregular decisão de tomada de posse de deputados do PODEMOS, um acto que ofende, profundamente, a moral, a ética e os interesses do povo moçambicano que votou na dupla", Venâncio Mondlane e PODEMOS, declarou.

Depois de supostamente, ter procurado manter contactos sem sucesso com Albino Forquilha, desapontado, escreveu, que optou em esclarecer publicamente o que se está a se passar, na esperança do líder do partido que suportou a sua candidatura, abster-se de praticar actos que por força do acordo político,  o inibem de o fazer,  por alegada ilegitimidade.

Venâncio Mondlane declara que Moçambique enfrenta uma das maiores crises políticos, que se desencadeou após a divulgação dos resultados das eleições por parte da Comissão Nacional de Eleições, que deu vitória a FRELIMO e seu candidato, caracterizado pelo político por  "Mega fraude eleitoral".

Venâncio Mondlane promete prosseguir com a luta, em nome da verdade eleitoral.

NOTÍCIA DO DIA POLÍTICO DO PODEMOS FALA EM TRAIÇÃO CASO DEPUTADOS DO SEU PARTIDO TOMEM POSSE