Ponto de Situação
Ponto de Situação
Tuesday, 31 Dec 2024 23:00 pm
Ponto de Situação

Ponto de Situação

A Gazprom, empresa  estatal da Rússia,  decidiu  cortar o fornecimento de gás a vários países da  Europa,  através da  Ucrânia, a partir desta quarta-feira, 1 de janeiro.

A decisão chega após as autoridades da  Ucrânia optarem em encerrar a  passagem do gás natural da Rússia para a Europa, a partir do seu território,  colocando fim ao contrato com o seu adversário.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, em Bruxelas, em Novembro, havia dado pistas que o seu país não permitirá que a Rússia "ganhe bilhões a mais" enquanto continua sua agressão contra o seu território.

Volvidos mais de um mês, acontece a rotura e consequentemente a estatal Russa, não teve nesta altura opção, em cortar provisoriamente o fornecimento do gás aos países europeus.

A  Gazprom, desde 2019 que está envolvido neste negócio e com esta rotura, já é visível o aumento dos preços do gás em algumas partes da Europa.

Anualmente, pela  Ucrânia, o gás Russo chegava ao Europa em grandes quantidades, estimado  em média, em 15 bilhões de metros cúbicos por ano.

Até este momento, a Rússia é vista como  principal fornecedor do gás natural a Europa.