Ponto de Situação
Ponto de Situação
Sunday, 22 Dec 2024 23:00 pm
Ponto de Situação

Ponto de Situação

A partir da próxima semana, 1 de Janeiro de 2025, os cheques no sistema bancário angolano deixarão de ser emitidos, segundo o Banco Nacional de Angola.

A decisão foi tomada após o Banco Nacional de Angola (BNA), concluir que nos últimos anos, tem havido baixa significativa na utilização de cheques.

A título de exemplo,  em  Novembro, foram compensados 320 cheques interbancários estimado no valor de 1,56 mil milhões de kwanzas. Neste mesmo período, foram arquivados 6.250 cheques interbancários.

 Outro dado que levou a tomada de decisão do Banco Nacional de Angola, está relacionado aos resultados da utilização deste instrumento no período de novembro de 2023 a Novembro de 2024.O BNA informa que nesta fase, o número de cheques registou redução, isto é, de 39 mil para 6,6 mil.
 
“A utilização dos cheques no Sistema de Pagamentos de Angola tem vindo a apresentar reduções significativas, em virtude da preferência por instrumentos de pagamentos mais modernos, seguros, rápidos e cómodos, tais como o MCX Express, a RUPE e as transferências instantâneas", esclarece o banco central de Angola.

O BNA deu a conhecer que para a  emissão  de cheques interbancários o seu encerramento oficial está previsto para  31 de Dezembro de 2024, mas continuarão a ser aceites durante o período de 12 meses.

Com o fim na emissão deste instrumento no sistema bancário angolano, para o  banco central vai permitir a redução dos  custos da sua  produção e evitar investimentos elevados na renovação do sistema de compensação.

Um cheque é compreendido como um título de crédito e uma ordem de pagamento à vista, que permite ao titular de uma conta de depósito movimentar fundos disponíveis. 

A operação de cheque envolve três entidades:

Emitente: A pessoa que emite o cheque.
Beneficiário: A pessoa que recebe o cheque.

Sacado: O banco onde está depositado o dinheiro do emitente.