Um fenómeno raro, levou um cidadão a descobrir que é pai e tio do filho ao mesmo tempo, levantando várias questões, resolvidas somente mediante distintos exames de DNA.
O caso ocorreu nos Estados Unidos da América, em função de um Fenómeno inédito chamado quimerismo, resultante na mistura de DNA de gêmeos.
Por intermédio de testes genéticos, que o casal optou a realizar para terminar com as inquietações, perceberam que o pai tinha apenas 10? semelhança genética com a criança.
A história começou tão logo o o casal passou por um tratamentos de fertilidade.
Com o nascimento do filho, dois testes revelaram que o homem não era o pai biológico.
Num outro teste genético, tomaram conhecimento que o homem compartilhava somente 25% do DNA com o recém nascido, um padrão típico de parentesco entre tios e sobrinhos, mas o mesmo não tinha irmãos.
Com os testes avançados, foi descoberto um fenómeno raro de ser identificado, chamado quimerismo, que ocorre quando um embrião absorve células de outro embrião durante o início da gestação.
O pai, que ao mesmo tempo é tio do filho, absorveu células de do seu gémeo que não sobreviveu, segundo os especialistas.
"Isso resultou em esperma contendo 90% do DNA do homem e 10% do DNA de seu irmão gémeo não nascido. Durante a fertilização, os genes do gémeo prevaleceram, tornando-o geneticamente tio da criança", lê-se num artigo do site brasileiro Alfinetei.