Ponto de Situação
Ponto de Situação
Wednesday, 11 Dec 2024 00:00 am
Ponto de Situação

Ponto de Situação

Previsto para ter início na terça-feira, 10, o Tribunal Supremo adiou para Março do próximo ano, a primeira sessão do julgamento dos generais Kopelipa e Dino, suspeitos de cometimento de sete crimes, dentre eles, o de associação criminosa.

Hélder Vieira Dias Júnior "Kopelipa" e Leopoldino do Nascimento "Dino", antigos altos dirigentes do país, na era do presidente José Eduardo dos Santos, são suspeitos de cometerem crimes de peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, associação criminosa , abuso de poder , branqueamento de capitais e tráfico de influência.

Os actos ilícitos em que são acusados, terá causado prejuízos enormes ao Estado avaliado em centenas de milhões de dólares, de acordo ao Ministério Público.

Os arguidos desde 2022 e seus representantes legais, presentes no Tribunal, foram comunicados do adiamento do julgamento, pela juíza relatora, Anabela Valente, na terça-feira, 10.

O processo segundo a Juíza é considerado complexo, com mais de duas mil páginas e 38 declarantes e respectivas testemunhas.

O Tribunal notificou as partes sobre o arranque das sessões do processo número 38/2022, somente cinco dias antes, o que por lei, segundo Benja Satula, são necessários no mínimo de 15 dias de antecedência.Por isso, ao seu ver, não haveria condições para a sua efectivação na data marcada inicialmente.

A medida do Tribunal Supremo,em alterar a data do início do julgamento, é considerada por Benja Satula, um dos advogados de defesa, como a mais acertada.

Para além de Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa” e Leopoldino Fragoso do Nascimento, estão arrolados no processo, Fernando Gomes dos Santos e as empresas China international Found (CIF), Plansmart International Limited e Utter Right International Limited.