Distintos cidadãos solicitaram a conta bancária da Procuradoria Geral da República (PGR) de Moçambique ou outro mecanismo oficial para o depósito do valor referente a 32.000.000,00 MZN (equivalente a 480 mil euros).
Numa carta que o Ponto de Situação teve acesso, esta segunda-feira, 25, os cidadãos moçambicanos, escreveram ao Procuradora Geral da República, de modo a efectuarem a transferência dos valores.
"Entendemos que, como povo, somos co-responsáveis por essa situação, uma vez que é nossa vontade e direito colectivo apoiar os nossos representantes e candidatos, mesmo que tal resulte em obrigações financeiras perante o Estado", lê-se na carta.
O valor em causa, segundo os subscritores, poderá ser contribuído pelos 15 milhões de cidadãos moçambicanos, em gesto de solidariedade e compromisso com a justiça.
Os populares, garantem que ao seu ver, a prioridade do governo está ligada arrecadação de recursos financeiros, muitas vezes em "detrimento dos interesses colectivos do povo".
Para os moçambicanos, o pagamento ao Estado do dinheiro solicitado pelo Ministério Público a Venâncio Mondlane e ao partido PODEMOS, será o último esforço que farão para satisfazer uma exigência que, consideram injusta.